Janeiro Branco: mente saudável, vida feliz

O Janeiro Branco é uma campanha que chama a atenção para uma questão muito importante: saúde mental. A campanha ainda é nova e tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, quebrando os tabus sobre este assunto e promovendo a todos os indivíduos um conhecimento mais amplo sobre a saúde da mente.

No Brasil, dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Bem-Estar (NHWS, na sigla em inglês) da Kantar Health mostram que 34% dos entrevistados sofrem de alguma condição psiquiátrica, como depressão e ansiedade.

Cada vez mais pessoas têm sofrido com esses males da sociedade moderna, pois esta produz uma condição de vida que é prejudicial à mente. Muitas responsabilidades, correria, metas, cobranças e pressão na vida social são situações que têm afetado a saúde mental das pessoas.

Por que o nome “janeiro branco”?

O mês de janeiro foi escolhido porque traz uma sensação de novidade, é quando as pessoas têm o sentimento de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida.

Além disso, muitas pessoas passam as festas do fim de ano com problemas, e janeiro é um momento em que elas estão fragilizadas. Por isso, esse momento é ideal para orientar a busca por ajuda profissional e começar a cuidar da mente.

A cor branca foi escolhida para representar a vida como um “papel em branco”, no qual podemos escrever uma nova história para a nossa saúde mental.

Janeiro Branco - Banner Camapanha Janeiro Branco - Todos tem direito à saúde mental!
Imagem: janeirobranco.com.br

Qual a importância da saúde mental?

A saúde mental é tão importante quanto a saúde física, pois uma depende da outra e uma afeta diretamente a outra.

Para que a pessoa tenha a capacidade necessária de executar suas habilidades pessoais e profissionais, é essencial estar saudável mentalmente. As doenças da mente afetam a produtividade e causam desânimo, falta de vontade e cansaço extremo.

Além disso, a saúde mental contribui para uma vida mais feliz e para um corpo mais saudável. A qualidade emocional tem ligação direta com a saúde física, ou seja, uma pessoa que está com uma condição mental afetada, também apresenta problemas físicos. Por exemplo: falta de vitaminas, dores pelo corpo, cansaço extremo, falta ou excesso de apetite e muitos outros sinais de que algo está errado.

Janeiro Branco - Banner Camapanha Janeiro Branco - Quem cuida da mente Cuida da Vida!
Imagem: janeirobranco.com.br

Conclusão

Todo transtorno mental precisa de atenção, cuidado e tratamento. A saúde mental é essencial para um corpo saudável e uma vida completa e feliz. Ninguém está imune às doenças que afetam a mente, por isso, é importante manter-se atento e ao qualquer sinal de um transtorno, procurar ajuda profissional.

Mente saudável, vida feliz! #EUSOUJANEIROBRANCO

Mais informações, acesse janeirobranco.com.br.

Para pedir ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida
Rua Cristóvão Gomes de Andrade, nº 665
Camaquã/RS

(51) 3671-7900