Conheça os sintomas da AIDS

A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV e possui um conjunto de sintomas que surgem devido aos danos que este vírus causa ao sistema imunológico, tendo como principal alvo as células fundamentais para as defesas do organismo.

A pessoa infectada pode permanecer muito tempo sem apresentar nenhum tipo de sintoma, pois o vírus pode ficar incubado no organismo por muitos anos até eclodir. No momento em que a doença começa a aparecer, ela surge nas seguintes fases:

Fase sintomática inicial:

A pessoa apresenta candidíase oral, sensação constante de cansaço, aparecimento de nódulos nas axilas, virilhas e pescoço, diarréia, febre, fraqueza, transpirações noturnas e perda de peso.

Fase de infecção aguda:

Os sintomas são de infecção viral como febre, inflamação das glândulas linfáticas, faringite, dores musculares e nas articulações. Nódulos e manchas na pele que desaparecem após alguns dias. Feridas na área da boca, esôfago e órgãos genitais. Também apresenta falta de apetite, fraqueza profunda, dores de cabeça, sensibilidade à luz, perda de peso, náuseas e vômitos.

Com a ausência do tratamento adequado, os sintomas da AIDS podem piorar e até levar à morte. Além disso, o vírus causa uma baixa do sistema imunológico, o que pode acarretar no surgimento de outras doenças, como:

– Tuberculose

– Pneumonia

– Candidíase e outras doenças sexualmente transmissíveis

– Infecções do sistema nervoso (como meningite, por exemplo)

Apesar de não existir um tratamento capaz de eliminar o vírus do organismo, há vários medicamentos que mantêm a doença sob controle e proporcionam ao paciente uma boa qualidade de vida.

Previna-se e viva com saúde!

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida

Rua Cristovão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900

Leia também: AIDS: como ocorre a contaminação?


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/funbeca/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3783

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/funbeca/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3783