Dicas para uma vida mais saudável

Seja devido à correria do dia-a- dia ou ao cansaço do cotidiano, em meio às muitas tar efasa desempenhar, a saúde – muitas vezes – acaba ficando em segundo plano. Sim, faz parte e nós aqui do HNSA sabemos, por isso, vimos dar aquela ajudinha com dicas práticas para organizar essa rotina e acrescentar a ela aquele toque de bem-estar tão necessário.
Anota aí:

Alimentação é fundamental:
Sim, manter uma alimentação balanceada, optando por consumir comidas mais saudáveis e nutritivas. Que tal antes de já sair de casa já deixar aquela frutinha à mão ou então a hora de servir o prato pode colocar aquela saladinha para complementar?

Comece aos poucos, mas comece. Substituindo aquele fast food já está de grande tamanho. Então: “bora” fazer diferente e ver as mudanças que, com certeza, vão fazer bem para o corpo e para a mente?

Exercício neles!
Sabemos que a preguiça costuma bater e que às vezes o cansaço ganha, mas é preciso deixar tudo isso de lado um pouquinho por um bom motivo: sua vida com mais disposição e saúde. A prática de atividades físicas ajuda e muito! Seja aqueles 30 minutinhos de caminhada ou algum esporte que você goste: movimente-se!

Ar livre e contato com a natureza = plenitude:
Saia mais, espaireça! Todo mundo precisa dar aquele tempo para a mente e nada melhor do que combinar esse momento de paz consigo mesmo do que aproveitar e dar aquela admirada na natureza, sentindo o ar puro. Faça um piquenique, leve um livro ou deixe a música tocar… São muitas as opções e os benefícios.

Evite alimentar vícios:
Aquela cervejinha no final de semana é merecida, sim, mas a moderação é o segredo para a vida mais saudável e feliz. Saiba aproveitar os prazeres da vida sem deixar-se consumir por eles! Ah, e não precisamos nem comentar sobre o quanto o cigarro é prejudicial à sua saúde, né? Sim, você já deve estar cansado de saber, mas não custa dar aquela lembrada básica de que você não precisa disso, não.

Socialize!
Tem dias que dá vontade de mandar todo mundo bem longe, é normal. Tem dias que dá vontade de só ficar existindo em casa, sozinho. Tudo isso faz parte e é até mesmo fundamental para o seu processo de autoconhecimento. Porém, não faça isso virar a sua rotina. Cultive as amizades, mantenha-se rodeado de quem lhe faz bem e traz boas energias, pois a socialização também é importante. Saia por aí, aproveite uma boa companhia e deixe um pouco os problemas de lado. Não esqueça que o seu organismo é um sistema harmônico e o corpo inteiro reage a tudo o que você pensa e sente, então, tão fundamental quanto consumir alimentos ricos em nutrientes e exercitar-se, é também cuidar da mente.

Leia mais!
Estimule o seu cérebro sempre que sobrar aquele tempinho ou então vá assistir à alguma peça de teatro: sua imaginação e sua criatividade agradecem.

Xô stress!
O dia pode ter sido agitado, o chefe pode ter pego no seu pé, o cano do banheiro pode ter estourado, os boletos podem estar para vencer, a fatura do cartão de crédito pode ter vindo mais alta que o esperado, o relacionamento pode estar dando dor de cabeça, aquele seu amigo pode ter te decepcionado e a crise existencial pode estar batendo forte. Sim, acontece muito e todos nós passamos por esses momentos. No entanto, não deixe que isso provoque o seu emocional a ponto de te deixar para baixo e aumentar os seus níveis de stress. É clichê, mas “Inspira, respira, não pira!”. Você já viveu isso antes e sabe que vai passar então pra que perder a cabeça? Vamos lá, um problema de cada vez. Um passo de cada vez e sempre em frente.