O câncer de mama é um tumor que surge nas mamas e apresenta diversos fatores de risco. A descoberta da doença é feita mediante exames, como o toque e a mamografia, mas também por alguns outros sinais que o corpo apresenta.
Os sintomas de câncer de mama variam conforme o tamanho e o estágio do tumor, na fase inicial, a maioria dos sintomas são quase imperceptíveis, por isso, ressaltamos a importância da mamografia, que é indicada em alguns lugares após os 40 anos e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) após os 50 anos de idade.
Observar o próprio corpo e manter-se atenta aos sinais diferentes que possam aparecer é essencial para combater o câncer de mama. O diagnóstico precoce é fundamental para diminuir o impacto da doença e aumentar as chances de cura.
Mantenha atenção aos seguintes sinais:
Toda mulher está propensa a ter câncer de mama, mas com a quantidade de informação e tecnologia que existem, há diversos caminhos para a mulher vencer essa luta.
O diagnóstico positivo é sempre uma notícia triste e impactante, mas é essencial que a mulher esteja bem informada e busque o acompanhamento de um oncologista (médico especialista em câncer) para saber as opções de terapias e tratamentos mais apropriadas para o seu caso.
A prevenção é o melhor caminho!
Canais para buscar ajuda e orientação:
Hospital Nossa Senhora Aparecida
Rua Cristovão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS
(51)3671-7900
Liga Feminina de Combate ao Câncer de Camaquã
Rua Olavo Moraes, 644 – Sala 707 – Camaquã/RS
(51) 3671-5636
Leia também: Câncer de mama: prevenção e tratamento