Precisamos falar sobre o câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres no mundo, sendo responsável por mais de cinquenta mil casos por ano no Brasil. O câncer de mama, como o próprio nome já diz, afeta as mamas e se desenvolve a partir de um crescimento rápido e agressivo das células mamárias mutantes, determinando a formação do tumor.  

A incidência do câncer de mama é maior nas mulheres acima dos 35 anos e o diagnóstico precoce oferece grande chance de cura. Tumores em fase inicial são mais fáceis de tratar e curar, por isso, é importante que a mulher, além do autoexame, faça também consulta com seu médico e a mamografia, pois tumores muito pequenos não são detectáveis pela palpação.

Os sintomas do câncer de mama incluem nódulo na mama, secreção pelo mamilo e mudanças na pele e na densidade do seio, como a pele parecer casca de laranja, por exemplo. O tratamento depende da fase e do tipo de câncer, podendo ser através de quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

Quanto mais cedo o câncer for descoberto, maior a chance de cura!

Existem muitos fatores que contribuem para o surgimento do câncer de mama, mas a campanha Outubro Rosa tem propagado informação e conhecimento e isso tem feito as mulheres se manterem mais alertas, amenizando os efeitos dos fatores agravantes da doença e gerando mais eficiência na prevenção e diagnóstico precoce.

O câncer de mama pode acontecer com qualquer mulher e o diagnóstico positivo é sempre uma notícia triste e impactante, mas é essencial que a mulher esteja bem informada e busque o acompanhamento de um oncologista (médico especialista em câncer) para saber as opções de terapias e tratamentos mais apropriadas para o seu caso.

A busca por informação é sempre uma aliada na prevenção do câncer de mama, conhecer os sintomas que o corpo pode apresentar e não negar a procura por exames profissionais e ajuda médica. Nunca esquecer de fazer o autoexame e a mamografia.

A prevenção é o melhor caminho!

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida

Rua Cristovão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900

Liga Feminina de Combate ao Câncer de Camaquã

Rua Olavo Moraes, 644 – Sala 707 – Camaquã/RS

(51) 3671-5636

Leia também: Outubro rosa: qual a importância?