Outubro rosa: qual a importância?

O mês de outubro é dedicado ao combate e prevenção ao câncer de mama, em que diversos órgãos públicos e privados promovem campanhas para mobilizar as mulheres a fazer exames mamários, denominado Outubro Rosa. Nós recebemos mulheres e tratamos deste assunto durante o ano inteiro, mas é em outubro que nossas ações se intensificam.

O câncer de mama é um tumor que aparece no seio e, na maioria dos casos, pode ser identificado pela mulher durante o autoexame das mamas. Por isso, é importante que toda mulher faça o autoexame pelo menos uma vez por mês.

O Outubro Rosa é um movimento que começou por volta dos anos 90, nos Estados Unidos, e se espalhou pelo resto do mundo, tornando-se um movimento internacional na luta contra o câncer de mama. Todas as ações desta campanha são direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

A popularidade do Outubro Rosa, simbolizado pelo laço rosa, alcançou o mundo de forma delicada, feminina e eficaz. A partir desta campanha a prevenção ao câncer de mama começou a se tornar cada vez melhor e mais mulheres tiveram acesso à informação, orientação e tratamento adequado para vencer essa luta.

Mesmo que o câncer de mama seja uma luta diária e um cuidado que a mulher deve manter constantemente, ter um mês inteiro dedicado a essa luta é muito importante para a elaboração de ações especiais, atendimento prioritário de mulheres e exames gratuitos voltados a essa causa.

A prevenção é o melhor caminho!

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida

Rua Cristovão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900

Liga Feminina de Combate ao Câncer de Camaquã

Rua Olavo Moraes, 644 – Sala 707 – Camaquã/RS

(51) 3671-5636