Dezembro vermelho: conscientização e combate à AIDS

O mês de dezembro é dedicado à conscientização e combate ao vírus HIV, também conhecido como AIDS. Neste mês, diversos órgãos públicos e privados promovem campanhas para mobilizar as pessoas a fazer o teste e prevenir-se cada vez mais. Nós recebemos vítimas e tratamos deste assunto durante o ano inteiro, mas é no Dezembro Vermelho que nossas ações são reforçadas.

O Brasil oferece tratamento gratuito contra a doença, comemorando em 2018, 30 anos de oferta do tratamento da doença por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e a redução de mortes em decorrência do HIV. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade passou de 5,7 a cada 100 mil habitantes, em 2014, para 4,8, em 2017.

As ações do Dezembro Vermelho visam a conscientização das pessoas sobre a doença, a sua prevenção e tratamento. A AIDS ainda é um assunto tratado como um tabu para a sociedade, mas é necessário que o preconceito seja quebrado para que haja um conhecimento mais amplo sobre a doença.

Mesmo que a pessoa seja cuidadosa e use preservativo em suas relações sexuais, é importante que ela não deixe de fazer o teste. O teste é um procedimento gratuito e sigiloso, oferecido à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com mais informação e responsabilidade, é possível realizar um combate efetivo da doença, impedindo que mais pessoas sejam infectadas e que a doença seja propagada. A prevenção é a melhor forma de ter uma vida saudável.

Previna-se e viva com saúde!

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida

Rua Cristovão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900