Como evitar o suicídio entre os adolescentes

A adolescência é um período de transição, de transformações e de conflitos internos e externos. E, como todo processo de mudanças, existe o risco do adolescente desenvolver doenças, transtornos mentais e de relacionamento. As estatísticas de suicídio entre adolescentes tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, por isso, existe a preocupação em entender como podemos prevenir que mais casos aconteçam.

Dentre os motivos do aumento do suicídio na adolescência são destacados: o uso de drogas e entorpecentes, problemas de relacionamento familiar, abusos sexuais, bullying na escola, entre outros; e esses fatores são agravados e potencializados quando vêm acompanhados de depressão, ansiedade, bipolaridade, hiperatividade e outros transtornos mentais.

Por isso, é essencial que os pais se mantenham sempre atentados ao estado emocional que os filhos apresentam e qualquer mudança comportamental deve ser observada e investigada. Quanto antes esses sinais forem percebidos, mais rápido pode ser a busca por ajuda profissional.

A forma mais eficaz de evitar o suicídio é não ignorar os pedidos de socorro silenciosos que toda vítima manifesta.

O adolescente que decide dar um fim à própria vida, não quer necessariamente morrer, mas acabar com a dor e sair da situação que causa essa dor. É necessário que os pais entendam que isso não é birra para chamar atenção, mas algo sério que pode levar a um fim trágico. Todo cuidado é pouco, mas com um tratamento adequado, sendo devidamente orientado por profissional, o adolescente pode superar as crises e se recuperar dos danos emocionais e psicológicos que ficam dessa experiência.

O amor e a compreensão da família e amigos é o primeiro passo para percorrer o caminho progressivo do tratamento. E, assim, alcançar uma vida saudável e feliz para o adolescente. É importante fazê-lo entender que a morte não é a melhor opção, existem outras maneiras de superar essa situação!

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida – Serviço Social

Rua Cristovão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900

CAICA – Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente

Rua João de Oliveira, 55 – Camaquã/RS

(51) 3671-9770

CVV – Centro de Valorização da Vida

É um canal que você pode ser atendido de forma anônima.

site: https://www.cvv.org.br/ ou ligue: 188