Câncer de próstata: vamos quebrar o tabu

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso, ressaltamos a importância dos homens cuidarem da saúde.

Existe um tabu em relação à assuntos da saúde masculina que precisa ser quebrado, pois isto atrapalha a detecção precoce do câncer de próstata de forma direta e indiretamente. O preconceito associado ao exame de toque faz com que os homens não busquem atendimento e, consequentemente, a prevenção não seja feita de maneira eficaz.

Segundo o psicólogo, Maycon Ávila, do Hospital de Câncer de Barretos, o preconceito ao exame de toque é proveniente de uma cultura maciçamente machista, que ainda está bastante arraigada em nossa cultura, e é a partir dessa premissa que muitos homens se recusam ao exame, numa tentativa, um tanto quanto “irracional”, de preservar a sua masculinidade.

Para este tabu ser quebrado é importante muita divulgação, informação e campanhas de conscientização, abordando o tema de forma natural e como algo que faz parte da vida do homem. O exame de toque, junto com o PSA, deve ser feito anualmente, como rotina. É fundamental que todo homem entenda que a saúde deve ser colocada em primeiro lugar, acima de qualquer construção cultural que possa levar ao preconceito.

Para um diagnóstico precoce do câncer de próstata: 45 anos para homens com casos da doença na família e 50 anos para os demais.

Cuidar da saúde também é coisa de homem!

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida

Rua Cristovão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900

Leia também: Novembro azul: qual a importância?