Câncer de próstata: atividades físicas e alimentação

O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata e se desenvolve a partir de diversos fatores de risco. O diagnóstico precoce oferece grande chance de cura, pois tumores em fase inicial são mais fáceis de tratar. Por isso, é importante que o homem faça a dosagem de PSA, consulta com seu médico, o toque retal e cuide da alimentação.

A alimentação é uma importante aliada para uma vida com saúde. Para prevenir a doença, não existe nenhuma comprovação de alimentos que atuem na prevenção ou combate do câncer de próstata, mas manter uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e com pouca gordura, ajuda a cultivar um corpo mais saudável.

Já existem pesquisas que afirmam: homens que comem muita carne vermelha ou laticínios ricos em gordura parecem ter uma chance maior de ter câncer de próstata. Então, diminuir a ingestão desses alimentos também auxilia em uma saúde melhor.

Outro fator que ajuda na manutenção da saúde é praticar exercícios físicos. Não há indícios de que a prática de atividades físicas previna o câncer de próstata, mas certamente gera ao homem uma qualidade de vida muito melhor, vencendo o sedentarismo.

Alimentação saudável e exercícios físicos são aliados para a qualidade de vida

A atividade física evita fatores que possam agravar a doença, entre eles, a obesidade. Homens obesos têm um risco maior de ter câncer de próstata mais agressivo.

O esporte melhora a saúde e a qualidade de vida, por isso, é evidente que ameniza consequências de diversas doenças. No entanto, determinados esportes que causam traumas crônicos na bacia (pelve masculina), como o ciclismo, têm incidência aumentada de problemas da próstata.

O ideal é que o homem faça os exercícios com recomendação médica, sempre respeitando os limites impostos por seu oncologista.

Cuidar da saúde também é coisa de homem!

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida

Rua Cristovão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900

Leia também: Cuidar da saúde também é coisa de homem