A importância da mamografia

A mamografia é um exame de rastreio por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. É o exame mais utilizado para detectar uma lesão cerca de cinco anos antes dela se tornar palpável, ainda na fase de microcalcificação. O uso da mamografia associado ao ultrassom garante uma grande chance de acerto nos diagnósticos de câncer de mama.

A primeira mamografia é essencial porque mulheres que trazem algum gene mutante podem manifestar o câncer com mais propensão. É um exame indispensável para toda mulher, mesmo que não apresente muitos fatores de risco.

Qual a idade recomendada para fazer mamografia?

  • Entre 35 e 40 anos: as mulheres devem realizar a primeira mamografia. Este primeiro exame vai servir de base para comparar a condição da mama em relação aos exames posteriores.
  • Dos 40 aos 50 anos: a frequência da mamografia deve ser determinada pelo médico, de acordo com as condições da mama.
  • Após os 50 anos é recomendado que a mulher realize a mamografia anualmente.

O exame de mamografia é bem simples de fazer, ele pode ser um pouco desconfortável devido a compressão das mamas, mas isso não deve ser um empecilho para que a mulher mantenha seus exames preventivos em dia. O recomendado é que a mamografia seja feita anualmente.

É importante que o autoexame (exame de toque) faça parte da rotina da mulher, mas este não é suficiente para a prevenção completa e não dispensa a necessidade da mamografia. Tumores em fases iniciais são muito pequenos e o autoexame não consegue identificar a sua presença, já a mamografia consegue interceptar a maioria dos tumores.

Faça a sua mamografia!

A prevenção é o melhor caminho!

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida

Rua Cristovão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900

Liga Feminina de Combate ao Câncer de Camaquã

Rua Olavo Moraes, 644 – Sala 707 – Camaquã/RS

(51) 3671-5636

Leia também: Conheça os sinais de câncer de mama