Na caminhada pela saúde do coração

Que as atividades físicas fazem bem para a saúde, você já deve estar acostumado a ouvir. Mas sabia que não é preciso necessariamente apostar em exercícios de alta intensidade como as corridas e a musculação para estimular o corpo a viver em maior equilíbrio? Isso mesmo! Até as caminhadas leves de 30 a 60 minutos por dia já podem estar contribuindo para inúmeros benefícios, independentemente da sua idade. É, alguns passos diários reduzem o sedentarismo, a obesidade e estimulam desde a melhora da autoestima até a redução do estresse. Tá bom ou quer mais?

Bom, se você ficou curioso(a) para entender como acontece, espera aí que explicamos: a caminhada proporciona que o organismo libere endorfina para o corpo, o hormônio responsável por despertar as sensações de alegria, satisfação e bem-estar. Ah, e tudo isso acaba por reduzir o estresse do cotidiano, mais um dos vilões do coração. Então, somando, a caminhada aliada à rotina consegue fazer com que se evite acumular peso, que se mantenha a pressão arterial baixa e, consequentemente, diminui a frequência cardíaca. Logo, o coração é menos sobrecarregado e segue mandando a mesma quantidade de sangue necessária. Assim, as passadas diárias proporcionam maior controle dos níveis de colesterol, aumentando o HDL (colesterol ”bom”) e diminuindo a produção do LDL (gordura “ruim”) – o principal inimigo das artérias, pois é o seu acúmulo que pode acabar obstruindo a passagem de sangue.

Outro benefício das caminhadas já foi comprovado pela Associação Americana do Coração. Em estudo realizado, se averiguou que a prática reduz em cerca de 9% o risco de desenvolver uma doença cardíaca, em 7,2% as chances de sofrer de hipertensão e em 4,3% a probabilidade de mostrar-se com o colesterol alto. Todos os fatores ainda ajudam a diminuir a quantidade de remédios ingerida, uma vez que corpo e mente em equilíbrio motivam melhor desempenho físico e mental, promovendo o bom funcionamento do organismo. Mesmo pacientes com histórico de enfarte podem observar essa qualidade da atividade física, pois a dose de seus medicamentos para o coração tende a diminuir quando a rotina saudável é associada ao exercício.

O diabetes é outro problema em que as caminhadas podem estar atuando positivamente. Isso porque, ao longo da prática, estimula-se a produção da substância responsável por absorver a glicose – tão falada insulina -, logo, o pâncreas e o fígado são mais estimulados a trabalhar, o que resulta na regulação da doença.

Para quem ainda duvida da eficácia do exercício devido a sua característica intensidade mais amena que a das corridas, uma pesquisa da Associação Americana do Coração responde: caminhar traz os mesmos reflexos do que correr no que tange o âmbito da prevenção contra doenças cardiovasculares. Desenvolvendo o mesmo grupo muscular utilizado pelas corridas, as passadas mesmo que mais leves, beneficiam os pulmões e ossos, protegendo ainda o coração de problemas futuros.

E não para por aí! Quando se está em plena movimentação das passadas, as trocas gasosas ocorridas no processo de inspiração e respiração potencializam-se, dilatando os brônquios e fazendo com que o ar dos pulmões seja renovado com maior frequência. Desse modo, é possível que se evite as inflamações das vias aéreas e demais problemas relacionados a essa região. É também comprovado que os estímulos elétricos enviados para o corpo são intensificados, proporcionando maior absorção de cálcio – o que, consequentemente, promove o fortalecimento dos ossos, diminuindo a propensão à osteoporose.

Viu? Não é tão difícil levar uma vida mais saudável, estimular o equilíbrio entre corpo e mente e ainda manter o coração são e salvo. Bora começar um passo de cada vez?