10 doenças mais comuns no período de gravidez

A gestação é um período que precisa de um acompanhamento médico constante, por isso, durante todo o tempo de gravidez, a gestante segue um cronograma de consultas e exames que é chamado de pré-natal. O pré-natal é importante para que diversos tipos de doenças sejam evitadas ou que recebam o devido tratamento, preservando a saúde da mãe e do bebê.

As doenças mais comuns que ocorrem no período de gravidez são: anemia, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, vaginose bacteriana, infecção urinária, rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose, tireoidite e sarampo. Saiba como prevenir:

Anemia: ocorre devido o sistema imunológico estar fragilizado, o médico pode receitar suplementos e vitaminas, mas na maioria das vezes, uma alimentação balanceada já combate a anemia. Os alimentos que mais contribuem para evitar e tratar a anemia são: abacate, fígado, espinafre, lentilha, agrião, beterraba, ovos e feijão branco.

Pré-eclâmpsia: pressão arterial elevada que pode ser tratada com uma dieta pobre em sal, aumento da ingestão de água para cerca de 2 a 3 litros por dia, repouso e, caso necessário, remédios para controlar a pressão arterial mediante receita médica.

Diabetes gestacional: níveis de glicose no sangue muito acima do normal, com uma dieta adequada ou com o uso de remédios, como hipoglicemiantes orais ou insulina, ela pode ser combatida. A diabetes gestacional quase sempre tem cura após o parto, no entanto, é importante seguir corretamente o tratamento proposto pelo médico.

Vaginose bacteriana: infecção na vagina provocada pela alteração da flora vaginal, pode ser facilmente tratada com o uso de antibióticos e, por isso, é muito importante ir ao ginecologista para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Infecção urinária: ocorre devido alterações no organismo da mulher que favorecem o desenvolvimento de bactérias no trato urinário. O tratamento é feito com o uso de antibióticos, beber bastante água, não segurar o xixi e esvaziar a bexiga completamente cada vez que for urinar.

Rubéola: é uma doença que pode causar malformações no bebê, assim, o ideal é que a mulher faça a vacina contra a doença cerca de um mês antes de tentar engravidar. Caso a mulher tenha rubéola durante a gravidez, o tratamento é feito com remédios para controlar a febre, analgésicos, repouso e ingestão de líquidos, mas sem garantias de que o bebê não seja infectado.

Citomegalovírus: também conhecido como CMV, é um vírus da mesma família da herpes, que pode causar sintomas como febre, dor de garganta e inchaço na barriga. O citomegalovírus na gravidez não tem cura, mas normalmente é possível iniciar o tratamento com antivirais ou injeção de imunoglobulinas receitados pelo médico para evitar a transmissão para o bebê.

Toxoplasmose: é uma doença transmitida pelo solo, alimentos, água e fezes de animais contaminados, que pode causar problemas para o bebê. O tratamento é feito através do uso de antibiótico, o que reduz o risco de transmissão ao bebê.

Tireoidite: é a inflamação da tireoide e tem vários tipos, o tratamento deve ser orientado por um médico mediante o diagnóstico de qual dos tipos a tireoide manifestou.

Sarampo: é raro na gravidez, mas pode acontecer nas mulheres que não foram vacinadas e tiveram contato com pessoas contaminadas. O ideal é a vacinação precoce, antes da gravidez, e durante a gravidez o tratamento é normalmente com paracetamol, mas a orientação médica é sempre indispensável.

Se tratando de saúde, todo o cuidado é pouco. Quando algo não está bem, o corpo apresenta sinais: uma dor aqui, uma indisposição ali, um mal-estar acolá. Ainda que os sinais sejam brandos, eles podem indicar a presença de vírus, bactérias e fungos que prejudicam a saúde da mãe e que podem afetar o bebê. Por isso, a mulher deve se manter atenta aos sintomas que o seu corpo apresenta ao longo da gestação e sempre consultar um médico.