Estou entrando na menopausa e agora?

Sim, menopausa virou tabu em qualquer rodinha de conversa e, por isso, vimos hoje desmistificar tudo o que já te falaram sobre isso. Afinal, faz parte da vida, do ciclo feminino e não tem porque deixar o assunto escondido. Então, vamos começar esclarecendo: a menopausa não é uma doença. Tanto a menarca quanto a menopausa são processos próprios da natureza feminina e não tem porque pensar que faz alguém mais ou menos. Nós sabemos, a autoestima costuma ser afetada e para muitas mulheres quando esse momento chega, logo, as mil e uma indagações de “e agora, estou ficando velha?” começam a surgir. Por isso, já viemos trazer aquela dose de alívio: calma, tá tudo bem, tá tudo certo! O primeiro passo a trabalharmos aqui é a aceitação. Sabe aquilo que tanto falamos sobre a importância de manter corpo e mente em equilíbrio para uma vida mais saudável e tranquila? É a mais pura verdade! A aceitação do período da menopausa é tão fundamental e influencia tanto no processo que até mesmo as reações desagradáveis podem ser amenizadas. Vamos lá: respira, inspira, não pira! Agora anota aí:

Aceite que dói menos (é sério!)
Sim, a frase parece um pouco rude, mas a real é essa. Como já citamos, a aceitação é a chave para evitar o sofrimento psicológico e seus consequentes reflexos no físico. De acordo com muitos obstetras e ginecologistas, os sintomas começam a ser mais leves à medida que a mulher entende que esse momento faz parte do seu ciclo de vida. Então, bora trabalhar isso dentro de você!

Fique atento aos principais sintomas:

Secura:
É natural que nesse período da vida perceba-se uma redução da lubrificação
na área vaginal, podendo essa secura influenciar no aparecimento de coceiras e pequenas feridas. Assim, para evitar esse probleminha o indicado é apostar na utilização de lubrificantes à base de água ou aplicar um pouco de óleo de coco na região após o banho. Ajuda, alivia e diminui os desconfortos!

Irregularidades no ciclo:
Sim, sabemos que você costumava ter total conhecimento do seu ciclo menstrual, porém, nesse momento em que o corpo está se ajustando à novidade, pode-se observar algumas irregularidades. Para isso, recomenda-se o uso de fito-hormônios como o óleo de prímula e outros compostos que podem ser melhor informados em uma consulta com fito terapeutas e especialistas no assunto.

Que calor!
O já comentado calor da menopausa chega para todas e nada mais é do que uma reação do corpo à desregulação hormonal do período de adaptação que o corpo está passando. Uma alternativa aqui seria a adição de repositores hormonais, contudo, novamente salientamos a importância de que todo esse processo seja feito com acompanhamento médico a fim de ajuda-la a entender melhor o que está ocorrendo com o seu corpo e até para que você fique sempre a par das possíveis contraindicações.

Ai, que dor!
Nesse ponto lamentamos informar que as dores de cabeça também são bastante comuns em mulheres que estão perto de entrar na menopausa. Sim, sabemos o que você deve estar pensando: “já não basta todo o estresse diário e as costumeiras enxaquecas?”. Contudo, viemos para tranquilizar! Existem poderosos aliados contra esse probleminha e nada que umas gotinhas de óleo de hortelã não possam estar aliviando. Faça uma massagem com o produto no couro cabeludo e procure relaxar.

Aonde foi parar o meu sono?
Também é natural que com a fase de adaptação corporal venham as desregulações e distúrbios do sono. Um dos mais sinalizados por quem passa pela “introdução” à menopausa é a insônia. Porém, guarda aí mais uma dica preciosa que separamos: os famosos chazinhos de erva cidreira e camomila receitados de geração para geração para acalmar os ânimos funcionam sim e podem ser os seus melhores trunfos na hora de buscar conforto e relaxamento para o corpo.

hnsa

É isso! Sem mistério, sem drama e sem maiores prejuízos. Aceite-se, cuide-se e ame-se independentemente do período em que sua vida se encontra. Lembre-se de tudo o que você conquistou até aqui e de tudo o que te fez ser esse mulherão que você é!


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/funbeca/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3786

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/funbeca/www/blog/wp-includes/functions.php on line 3786