Você sabia? A prática de atividade física na terceira idade é a chave para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares

Que o passar dos anos não precisa ser sinônimo de sedentarismo todo mundo vem falando, mas agora, você já parou para pensar nos benefícios que uma vida mais ativa pode trazer para manter corpo e mente em maior harmonia por bem mais tempo? Isso mesmo! Inclusive, o segredo para a saúde do coração está exatamente aí, na prática contínua de atividades físicas. Atuando na prevenção e no tratamento de doenças cardíacas, a realização de uma rotina de exercícios é fundamental para o bem-estar de qualquer pessoa e com a terceira idade não é diferente. O indicado apenas é que sempre se busque avaliação médica antes de escolher e iniciar alguma ginástica ou algum esporte a fim de averiguar a existência de limitações de caráter ortopédico ou cardíaco, prezando sempre pelo acompanhamento profissional ao longo do desenvolvimento dos movimentos. Afinal, garantir a sua segurança também é essencial!

As estatísticas apontam que três em cada quatro idosos tendem a desenvolver alguma doença crônica. Logo, diante desse cenário, surge uma necessidade: atentar o quanto antes para a importância de uma vida mais saudável. Da alimentação aos pequenos hábitos, passando pelo “up” que apenas a prática regular de atividades físicas pode trazer. Seja para manutenção do equilíbrio, para diminuir os níveis de estresse, para fugir da ociosidade ou para combater os problemas de coração: eis aqui a chave para a longevidade.

Se ainda não foi suficiente para convencer, vamos aos exemplos; sabe a temida hipertensão? Aquela mesmo que pode evoluir e acabar promovendo hipertrofia cardíaca? Pois então, sabe um dos modos de controlá-la? Com o auxílio de uma prática diária de exercícios aeróbicos como as caminhadas. Explicando um pouco mais, isso ocorre porque o esforço empenhado no processo é capaz de estimular valores de pressão mais baixos, diminuindo a sobrecarga no coração. A obesidade é outro problema que pode acabar resultando em doenças cardiovasculares, assim, nada melhor do que aliar refeições balanceadas e exercícios frequentes para ajudar no controle ou perda de peso, evitando a evolução do quadro. E aí, que tal experimentar e iniciar, um passo de cada vez, rumo a um dia, uma semana, um mês, um ano, cada vez mais saudável?

Comece no seu ritmo!

Como citamos, as atividades aeróbicas são as poderosas aliadas na luta contra as doenças cardíacas. Isso é: exercícios realizados de modo rítmico, continuamente e trabalhando vários grupos musculares ao mesmo tempo. O ideal é que a caminhada diária seja realizada em velocidade moderada e tenha a duração de 30 a 40 minutos. Mas calma lá, nada de se afobar! Não precisa começar correndo, deixando de lado toda a precaução e adaptação necessárias. Tenha o seu tempo e vá evoluindo aos poucos. Estabeleça pequenos testes de desempenho, 15 minutos no primeiro dia, no próximo tente prolongar, depois tente aumentar um pouquinho mais a intensidade e, assim, vá monitorando os seus avanços. E, claro, não esqueça de, anteriormente a todo processo, procurar um médico para um check-up. Exames cardíacos, aquela boa conferida na coluna e nos joelhos  são necessários para assegurar que a experiência traga apenas resultados positivos para você e sua saúde.