Saúde emocional e o câncer de mama

O câncer de mama é uma doença que pode ser muita agressiva ao corpo, devido aos tratamentos que demandam medicamentos fortes para combater as células cancerígenas. E isso acaba refletindo na aparência física da mulher, o que afeta diretamente a sua autoestima. Na luta contra o câncer de mama, além do tratamento da doença, é preciso um tratamento para a mente.

O impacto psicológico causado pelo câncer pode trazer outras problemas como a depressão. Por isso, o cuidado com a saúde emocional é tão importante quanto o tratamento contra o câncer. Uma mente saudável contribui para o sucesso do tratamento e a chance de cura torna-se maior.

A paciente tem que lidar com um turbilhão de emoções: medo, tristeza, revolta, desânimo, enfim, são muitos sentimentos para equilibrar. Cada mulher encara a doença de uma forma diferente, algumas encontram força no apoio psicológico, outras vão em busca de uma religião ou da família e amigos como o seu suporte. Apesar dos contratempos que o câncer de mama causa no cotidiano, a regra primordial é não se entregar.

Durante o processo de diagnóstico da doença, muitas mulheres passam pelas fases de negação, raiva, culpa, tristeza e então, aceitação. Aceitar não é assumir uma postura passiva e de desistência. A aceitação significa estar ciente de que o câncer atualmente é parte da vida e terá que conviver com a doença enquanto o tratamento estiver em andamento. Aceitar é parar de tentar recuperar o que foi perdido e investir em novas experiências. Embora ainda possa sentir dores físicas e emocionais, o melhor é aceitar a realidade e continuar com a vida da melhor maneira possível.

Fases ruins, de um jeito ou outro, sempre passam. É importante que a mulher permaneça firme, sempre cultivando sentimentos bons, com alegria a cada etapa vencida do tratamento e aproveitando cada novo dia.

A prevenção e o tratamento são os melhores caminhos!

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida

Rua Cristóvão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900

Liga Feminina de Combate ao Câncer de Camaquã

Rua Olavo Moraes, 644 – Sala 707 – Camaquã/RS

(51) 3671-5636

Leia também: Câncer de mama: atividades físicas e alimentação