Saiba como fortalecer o seu sistema imunológico

O sistema imunológico humano, também chamado de imune ou imunitário, consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Microrganismos como bactérias, fungos e vírus são agentes que podem apresentar riscos para um sistema imunológico fragilizado. Essa fragilidade na defesa do organismo pode permitir a invasão desses agentes e, portanto, manifestar resfriados, infecções, gripes e outros tipos de doença.

A falta de nutrientes na alimentação é uma das principais causas para que nosso sistema imunológico fique debilitado. Porém, existem outros fatores que contribuem para um organismo fraco e instável, como a desidratação, o estresse, a anemia e problemas emocionais como a depressão.

Um organismo que recebe uma alimentação completa, rica em grãos, frutas, legumes e verduras, está mais preparado para combater os agentes invasores, pois esses alimentos possuem vitaminais e minerais que fortalecem o sistema imunológico. Os principais nutrientes que potencializam a imunidade do organismo são as vitaminas A, B9, C, E e os minerais, Zinco e Selênio.

Alimentos que são fonte desses nutrientes:

Vitamina A: é encontrada em alimentos de origem animal como leite e ovos, e também, em vegetais como brócolis, couve, cenoura, abóbora e demais vegetais de coloração amarelada.

Vitamina B9: também conhecida como ácido fólico, é encontrada em alimentos como feijão, laranja, amendoim, lentilha, cereais, soja, milho, tomate e todos os vegetais verdes.

Vitamina C: os alimentos fonte dessa vitamina são as frutas como laranja, abacaxi, acerola, goiaba, limão, kiwi e morango, mas também legumes e verduras tipo rúcula, alho, cebola, agrião, alface e pimentão.

Vitamina E: é encontrada em oleaginosas como pinhão, amêndoas, amendoim e nozes, vegetais de folhas verdes, grãos integrais, peixes e leite de cabra.

 Zinco: as principais fontes desse mineral são ostras, camarão, carne de gado, frango e peixe, fígado, gérmen de trigo, castanhas, legumes e tubérculos como a mandioca, a beterraba e a batata-doce.

Selênio: é um mineral com alto poder antioxidante, encontrado em nozes, cogumelos, sementes de chia, salmão, lombo suíno, atum, repolho e peixes de arenque.

Uma alimentação equilibrada e rica desses nutrientes proporciona ao nosso sistema imunológico os combustíveis necessários para permanecer forte e combater invasores externos com eficiência. Alimentos enlatados, embutidos, industrializados e que possuem muitos conservantes químicos, ajudam a enfraquecer nossas defesas imunológicas e, por isso, não devem ser ingeridos com muita frequência.

Priorize uma alimentação com ingredientes mais naturais, pratique exercícios físicos e faça exames periodicamente. Quando mantemos uma rotina de hábitos saudáveis, cuidamos do nosso corpo e ganhamos mais qualidade de vida.