Por que o pré-natal é importante?

O pré-natal é um acompanhamento médico oferecido à gestante durante a gravidez, composto por uma série de consultas e exames, cuja necessidade consiste na prevenção e tratamento de eventuais problemas que possam ocorrer nesse período. É um procedimento que garante mais saúde à mulher e ao bebê, conduzindo ambos a um parto com maior segurança.

Os exames do pré-natal possibilitam que qualquer irregularidade no desenvolvimento do bebê ou possíveis deficiências sejam detectadas com antecedência, facilitando os tratamentos e cuidados para que sejam combatidas ou amenizadas. Esses exames também ajudam a enxergar eventuais anomalias na saúde da gestante e, assim, proporcionar todo amparo necessário para preservar seu bem-estar.

Cada gravidez tem suas particularidades, por isso, o número de consultas e exames varia de uma para outra, mas em geral é indicado à gestante comparecer mensalmente ao consultório médico para consultas periódicas. É nessas consultas que a gestante recebe orientação sobre os tipos de parto, e qual o mais adequado para ela e o bebê. A partir do oitavo mês, essas visitas se tornam mais frequentes, pois o organismo da mulher começa a se preparar para as últimas fases da gestação. Quanto mais próximo o momento do parto, mais o corpo intensifica seus alertas, a mulher passa a sentir contrações, dores nas costas e, em alguns casos, incontinência urinária.

Exames como ultrassonografia, hemograma, tipagem sanguínea, papanicolau e exame qualitativo de urina são alguns exemplos que fazem parte do pré-natal. Todos esses exames ajudam a identificar patologias que possam gerar à mulher uma gravidez de risco que ocasione em um parto prematuro ou aborto. Além do acompanhamento obstetrício, é importante que a gestante também tenha um acompanhamento psicológico para cuidar de sua saúde emocional e prevenir doenças como a depressão pós-parto.

Tanto a vida da mulher como a do bebê são muito preciosas e necessitam de todo cuidado e atenção. O pré-natal, portanto, tem como essência proteger a vida, contribuindo para o desenvolvimento de uma gravidez saudável e tranquila.