Para manter a saúde em dia mesmo com as mudanças climáticas

Confira algumas dicas de como evitar as gripes e resfriados causadas por essa época de instabilidade no tempo

Semana vai, semana vem e, com toda a instabilidade climática vivenciada em terras gaúchas, eis que espirros, dores de garganta e fungadas profundas tornam-se quase que parte da rotina, não é mesmo? Afinal, é uma chuvinha aqui, seguida de um solzinho ali. Depois fica aquele eterno “tira o casaco, bota casaco”, reflexo de um tempo que vira repentinamente, quase como uma mudança de humor que vai se intensificando ao longo do dia. É, nessas horas não tem saúde que resista mesmo. Alterações na umidade do ar, temperaturas oscilantes entre o quente e o frio… tudo isso acaba contribuindo para o aumento da incidência de doenças respiratórias e alérgicas e é por isso que vira e mexe o famoso “atchim” começa a fazer parte do cotidiano. Agora você deve estar aí se perguntando, mas afinal, como faz para combater os resfriados e todas as “ites” que costumam manifestar-se nesse período?

Anota aí que o blog do HNSA preparou uma série de dicas que, claro, não são milagrosas – pois é bem verdade que cada organismo reage de forma diferente aos estímulos externos do ambiente -, mas podem servir de grandes aliadas na hora de evitar ou atenuar o mal-estar observado em épocas como essa. Então, aqui vai:

Os 4 elementos: hidratar, repousar, dormir e alimentar bem!

Com a mudança de temperatura, ocorrem algumas alterações no funcionamento das defesas imunológicas, facilitando a entrada de micro-organismos e, assim, contribuindo para o aumento das doenças características do clima e/ou acabando por provocar o ressecamento das vias respiratórias. Entendido todo o processo, não esqueça da estratégia fundamental para amenizar os sintomas e estimular o melhor funcionamento do organismo, a fim de correr de vez com os resfriados: beba bastante líquido e busque o repouso, o descanso. Sim, esse momento requer menos agito, afinal, o stress só contribui para o desequilíbrio entre corpo e mente, algo que definitivamente ninguém está querendo nessas horas, não é mesmo?
Desse modo, busque regular as suas horas de sono (sabe aquelas 8 horinhas diárias que tanto se fala? Que tal colocar em dia?); procure manter uma rotina mais focada em hábitos saudáveis, cuide bem da sua alimentação, optando sempre por alimentos ricos em vitaminas e fibras – em detrimento dos industrializados; faça exercícios pelo menos 30 minutos por dia, a fim de estimular a circulação sanguínea e ativar o transporte de nutrientes entre as células. Viu? Todas essas pequenas atitudes, assim que incorporadas à rotina, já podem estar contribuindo para motivar o seu bem-estar, evitando e até espantando de vez a indisposição e os problemas trazidos pelas mudanças climáticas. Claro que, a vacina da gripe também é um bom aliado na hora de prevenir a chegada das doenças. E, para quem não sabe, ela pode ser tomada por qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade.
Além disso, outras formas de proteger-se dos vírus e bactérias é buscar lavar as mãos sempre que possível, evitando qualquer contato com mucosas e afins antes de realizar essa higienização.

Alimentos aliados no combate a gripes e resfriados:

– Peixe: rico em ácidos graxos e ômega 3, o alimento ajuda a promover a produção de glóbulos brancos – combatentes fundamentais na batalha contra o vírus da gripe;

– Frutas cítricas: limão, laranja e etc podem ser fundamentais para repor o seu estoque de vitamina C, cálcio e potássio, fazendo com que as suas defesas se mantenham renovadas, prontas para a batalha contra o desenvolvimento das doenças;

– Alho: potencializado com a presença de grandes quantidades de alicina – conhecida por suas propriedades antibióticas e anti-inflamatórias -, o alimento acaba por fortalecer o organismo e acelerar o fim da congestão;

– Espinafre: além de ser o alimento queridinho de quem busca refeições mais saudáveis, os nutrientes presentes nas folhas também ajudam a turbinar o sistema imunológico, prevenindo as gripes e os resfriados. A dica é consumi-lo cru, seja em mix de sucos com outras frutas ou nas saldas.

Essas foram apenas algumas das mudanças de hábito que podem ajudá-lo a passar por esses períodos clima indeciso sem esgotar as energias e acabar passando o final de semana na cama. Mas olha lá, viu? Tudo isso é um conjunto que precisa estar muito bem equilibrado! Não vai esquecer de dar aquela conferida na previsão para já ter à mão o casaquinho, o guarda-chuva, as galochas e todo o “kit salva-vidas” diário.