Momento mulher: mitos e verdades sobre o período menstrual

Todo o mês, lá vem ela: sorrateira e ao mesmo tempo carregada de emoções – além de uma forte carga de tabu. Sim, o tópico de hoje é mesmo reservado a desmistificar a menstruação. Nada de restrições ao uso da palavra, nada de receio, a ordem agora é não mais evitar falar, mas sim promover o diálogo e a informação a respeito do período que mensalmente bate à porta de toda e qualquer mulher. Pra começa, já vamos logo avisando: nada de código vermelho! A intenção é exatamente esclarecer um pouco dos mitos e verdades que circulam por aí e que, devido à vergonha ou à falta de explicações, acabam contribuindo para perpetuar uma cultura de inibição feminina que desestimula a vontade de manter-se ciente do que ocorre com o próprio corpo.

Bom, com certeza você já deve ter ouvido muitas e muitas coisas como: não pode lavar o cabelo quando se está menstruada, não se deve andar de pés descalços, absorvente interno pode motivar o rompimento do hímen, fluxos intensos podem causar anemia e etc. É, tudo isso realmente dá um nó na cabeça e não se preocupe, acontece ou já aconteceu com várias mulheres! A dica é não permanecer com as dúvidas pairando e buscar informação sempre. Por isso, vamos lá:

Lavar ou não lavar o cabelo? Eis a questão

Provavelmente, a sua avó já deve ter dado algum alerta sobre isso. Existia uma crença entre os mais velhos de que o fato dos cabelos serem molhados no banho poderiam resultar no aumento do fluxo sanguíneo… É: MITO! Pode lavar, sim! A recomendação apenas é evitar permanecer com eles úmidos em períodos gélidos a fim de driblar os resfriados e demais sintomas inconvenientes causados pelo frio.

Andar de pés descalços motiva cólicas?

Não existe nada comprovado sobre a influência do contato dos pés com o chão frio com o aumento das cólicas. É possível que a temperatura gelada acabe sim criando algum desconforto para quem já está sentindo dor, no entanto, não se pode dizer que esse seja o fator causador do problema.

Ciclos alinhados

Diz-se por aí que há uma tendência entre mulheres que passam muito tempo no convívio juntas, de que os ciclos menstruais sincronizem-se naturalmente. E é verdade, sim! Fatores externos combinados a diversas outras respostas do organismo podem contribuir para um alinhamento da produção hormonal feminina, motivando ciclos sincronizados.

Anticoncepcionais de uso contínuo fazem mais mal à saúde?

Mito! A característica das pílulas anticoncepcionais de uso contínuo (ou seja, as que não deixam margem para a pausa da menstruação) não faz com que elas sejam responsáveis por causar mais ou menos danos à saúde. Sua influência no organismo é similar as de qualquer outra, inclusive, trazendo os mesmos prós e contras. No entanto, é sempre recomendado procurar e consultar periodicamente uma ginecologista para manutenção da pílula utilizada, para check-ups, para verificação da dosagem e, claro, antes de qualquer troca.

Fluxos intensos causam anemia?

Mais um mito a ser revelado. O fato do seu fluxo ser forte não precisa levantar preocupações quanto à anemia. Apesar de não parecer, o seu organismo está sim preparado para o sangramento ao longo do período e, claro, vai de cada mulher, cada corpo, a intensidade com que o sangramento ocorre. Contudo, é preciso ficar de olho! De modo geral, as mulheres menstruam por até sete dias, caso prolongue-se por mais do que isso sangramento ou se esses sangramentos estiverem ocorrendo sem o espaço do ciclo de 21 dias. Se isso ocorrer, a indicação é procurar um especialista para realizar analisar a causa da desregulação e ajuda-la  a manter a saúde sempre em dia.