Leite materno: benefícios para mãe e bebê

O leite materno, além de alimentar o bebê com todos os nutrientes que ele precisa para um desenvolvimento saudável, também gera muitos benefícios para a mãe. O leite materno é o alimento natural mais completo e exclusivo do mundo, porque a mulher produz o leite especificamente para o seu bebê, produzindo substâncias imunomoduladoras que só é passado de mãe para filho.

A amamentação gera saúde tanto para o bebê quanto para a mulher, visto que a produção de leite agrega muitos benefícios físicos e emocionais para os dois. Um dos grandes benefícios desse composto já pode ser constatado nos primeiros meses de vida do bebê: o leite materno reduz o risco de mortalidade infantil.

Dentre os muitos benefícios para o bebê, podemos destacar:

– Reduz o risco de mortalidade infantil;

– Supre as necessidades do bebê;

– Favorece o desenvolvimento da função respiratória, mastigação, fala e estruturas dentárias;

– Contribui na prevenção de infecções, alergias, diarreias e cólicas;

– Reduz o risco de obesidade infantil;

– Fortalece o sistema imunológico;

– Contribui no desenvolvimento cerebral;

– Desenvolve uma estrutura óssea mais forte;

Como mencionamos anteriormente, o aleitamento também gera muitos benefícios para a mãe. Dentre eles, podemos destacar:

– Reduz o risco de câncer nas mamas e ovários;

– Ajuda na recuperação do parto;

– Reduz a incidência de depressão pós-parto;

– Ajuda na prevenção da osteoporose;

– Favorece o emagrecimento;

– Reduz as hemorragias pós-parto;

– Contribui para a saúde mental e emocional;

O aleitamento, embora possa ter algumas dificuldades de adaptação por parte do bebê ou até mesmo da mãe, é um momento muito especial para ambos. A amamentação também contribui no desenvolvimento do relacionamento de mãe e filho.

Algumas mamães, devido a diversas questões, não conseguem amamentar e isso acaba causando uma certa instabilidade emocional na mulher. Um sentimento de que não é uma mãe capacitada, mas é importante ressaltarmos que isso não é verdade, mesmo sem a amamentação, a mãe é extremamente importante para a saúde e desenvolvimento do bebê. Ela é o suporte que o filho precisa para crescer com muita saúde.

Cada mamãe é um ser único, com experiências e expectativas diferentes, da mesma forma, cada bebê tem sua personalidade, portanto, não existe um padrão a ser seguido. O mais importante é que mãe e filho consigam se adaptar da melhor forma possível nessa nova etapa de suas vidas.