Fatores que agravam o risco de câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens no mundo e um dos que mais levam à morte, por isso, é importante entender os fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença e saber como identificar esses fatores para reduzir a incidência do câncer.

Quando falamos em fatores de risco, nos referimos a causas que aumentam a probabilidade do câncer aparecer. Homens com fatores de risco não necessariamente virão a ter câncer, assim como a ausência de fatores de risco não elimina a chance de tê-lo. Mas, é comprovado que quanto mais fatores de risco um indivíduo possui, maiores são suas chances de desenvolver determinada doença.

O câncer de próstata não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver essa doença. Por isso, quanto mais informação recebemos, mais fácil torna a identificação desses fatores e a prevenção da doença.

Fatores que aumentam o risco de câncer de próstata:

Idade: o câncer de próstata é muito raro em homens com menos de 40, mas a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente após os 50 anos. A maior incidência da doença é diagnosticada em homens com mais de 65 anos.

Raça: homens de ascendência africana apresentam mais a doença do que em homens de outras raças. O câncer de próstata ocorre com menos frequência em homens asiáticos e hispânicos/latinos do que em brancos. Os motivos dessas diferenças raciais não estão claras.

Histórico familiar: ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata mais do que duplica o risco de um homem desenvolver a doença.

Genética: algumas alterações genéticas hereditárias podem aumentar o risco de desenvolver a doença. Por exemplo, mutações dos genes BRCA-1 ou BRCA-2 podem aumentar o risco de câncer de próstata em alguns homens, mas isso representa uma porcentagem muito pequena dos casos da doença.

Alimentação: homens que comem muita carne vermelha ou laticínios ricos em gordura parecem ter uma chance maior de ter câncer de próstata. Esses homens também tendem a comer menos frutas e legumes. Os médicos não têm certeza de qual desses fatores é responsável por elevar o risco. Alguns estudos sugerem que os homens que consomem grandes quantidades de cálcio (através de alimentos ou suplementos) também podem ter um risco maior de desenvolver a doença.

Obesidade: homens obesos têm um risco maior de ter câncer de próstata mais agressivo.

Doenças Sexualmente Transmissíveis: doenças venéreas, como gonorreia e clamídia, podem aumentar o risco de câncer de próstata, pois leva à inflamação da próstata.

Homens que apresentam fatores de risco para desenvolver o câncer de próstata devem procurar um especialista para avaliações e consultas mais frequentes. É importante que o homem faça a dosagem de PSA e nunca dispense a consulta médica e o exame de toque retal, pois a prevenção é sempre o melhor caminho.

Cuidar da saúde também é coisa de homem!

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida

Rua Cristóvão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900

Leia também: Câncer de próstata: vamos quebrar o tabu