Exames que devem ser feitos durante a gravidez

Desde o momento em que a mulher descobre que está grávida, uma agenda cheia compromissos começa a fazer parte da sua vida. Desde o acompanhamento de um médico obstetra até o pré-natal. O pré-natal é uma série de consultas e exames que serve para monitorar a gestação e cuidar da saúde da mãe e do bebê.

Embora o número de consultas varie conforme o médico e peculiaridades da gestação, em geral a paciente é orientada a consultar mensalmente até o sétimo mês de gravidez. A partir do oitavo mês as visitas ao médico aumentam e passam a ser quinzenais e no nono mês semanais. Toda essa rotina serve para acompanhar de perto o desenvolvimento do bebê.

Saiba quais são os exames que devem ser feitos durante a gravidez e para que servem:

Hemograma

Este exame de sangue serve para verificar se há alguma alteração nas células do sangue. Também serve para verificar a presença de infecção ou anemia.

Tipo sanguíneo e fator RH

É um exame de sangue que serve para verificar o grupo sanguíneo da mãe e o fator RH, se é positivo ou negativo. Este exame é importante porque se a mãe tem fator RH negativo e o bebê tem fator RH positivo (herdado do pai), quando o sangue do bebê entrar em contato com o da mãe, o sistema imune da mãe irá produzir anticorpos contra ele, podendo causar complicações.

Glicose em jejum

Este exame também é feito a partir da coleta de sangue e serve para rastrear diabetes gestacional e acompanhar o seu tratamento ou controle.

Urina

O exame de urina serve para detectar uma eventual infecção urinária e a presença de proteínas que podem indicar tendência a desenvolver pré-eclâmpsia.

Fezes

Este exame serve para verificar a presença de parasitas no intestino que podem provocar anemia e outros problemas.

Exame de sangue VDRL

Serve para diagnosticar a sífilis, que quando não é tratada, pode provocar surdez, cegueira ou problemas neurológicos no bebê.

Exame de sangue para HIV

Este exame serve para diagnosticar o vírus HIV, que é o causador da AIDS, e que pode ser transmitido para o bebê.

Exame de sangue para Rubéola, CMV e Toxoplasmose

Serve para diagnosticar a rubéola, citomegalovírus e toxoplasmose. Doenças que podem provocar mal formação, problemas neurológicos ou retardo mental no bebê.

Exame de sangue para Hepatite B e C

Serve para fazer o diagnóstico das hepatites B ou C. Esse vírus pode ser transmitido e contaminar o bebê, podendo provocar parto prematuro ou bebê de baixo peso.

Ultrassom

Este exame serve para confirmar a presença do embrião, o tempo da gravidez e a possível data do parto. Também serve para ouvir os batimentos cardíacos do bebê, a posição, o desenvolvimento e o crescimento. Além do exame de ultrassom convencional, também podem ser usados os exames de ultrassom em 3D e 4D, que permitem visualizar o rosto do bebê e identificar doenças.

Exame ginecológico e Papanicolau

Serve para avaliar a região íntima e detectar infecções vaginais ou câncer do colo do útero.

Todos esses exames são de extrema importância e auxiliam para que a mulher tenha uma gestação mais tranquila e segura. Além disso, ajudam na prevenção e tratamento de eventuais problemas que possam ocorrer. Eles também possibilitam que qualquer irregularidade no desenvolvimento do bebê ou possíveis deficiências sejam detectadas com antecedência e recebam o tratamento necessário.

Portanto, o objetivo principal dessa agenda lotada de consultas e exames é preservar a vida da mulher e do bebê, conduzindo ambos a um parto com maior segurança e uma vida saudável e feliz.