Estresse: o que é e como tratar

O estresse é uma resposta física e mental do organismo a esforços extremos, geralmente, sob pressão. Essa resposta libera uma série de reações químicas no organismo, o que provoca diversas reações fisiológicas. Essas alterações no organismos podem ser muito prejudiciais, manifestando no organismo muitas formas patológicas.

O indivíduo que está sofrendo as ações do estresse, apresenta diversos sintomas como dores de cabeça, dores de estômago, irritação, frustração, tristeza profunda, desânimo de viver, entre outros. Os estímulos que causam o estresse são chamados de fatores de estresse ou estressores. Esses estressores podem ser combatidos com o tratamento adequado.

Problemas de saúde podem gerar o estresse, mas também, o estresse pode gerar problemas de saúde. Apesar de não ser uma doença grave, o estresse pode desencadear outras que são. O indivíduo que sofre com o estresse fica propenso ao consumo de substâncias químicas como bebida alcoólica e drogas. Também pode desenvolver depressão, síndrome do pânico e outras doenças psicológicas.

Os problemas causados pelo estresse abrangem também o ambiente familiar, pois afeta diretamente quem convive com o indivíduo. Isso acaba ocasionando um relacionamento familiar instável que pode prejudicar ainda mais a situação e os sintomas causados pelo estresse.

Por isso, é importante que você mantenha seus exames básicos (sangue e urina) sempre em dia e visite um médico sempre que sentir algo incomum na sua saúde física e mental. Se você está se sentindo estressado ou sobrecarregado com alguma situação, busque uma orientação médica ou psicológica para conseguir enfrentar esse período da sua vida.

Para tratar o estresse é importante que um médico seja consultado, mas existem algumas ações que ajudam a prevenir o seu surgimento:

– Alimentação balanceada, rica em nutrientes e vitaminas;

– Praticar atividades físicas;

– Vida sexual ativa;

– Dormir melhor;

– Conversar sobre suas preocupações e necessidades;

– Tirar tempo para si próprio;

– Sorrir mais;

O estresse é algo muito comum e qualquer pessoa pode ter, mas o tratamento e a busca por ajuda não podem ser ignorados. Portanto, se você estiver sentindo qualquer um dos sintomas citados anteriormente, consulte um médico e faça o tratamento adequado. O importante é ter uma vida saudável e feliz.