É preciso falar de saúde masculina também!

É, cuidar da saúde pode até ser algo tido como trabalhoso ou complexo, mas nós do HNSA vimos aqui para desmistificar esse conceito e reforçar: é tudo uma questão de equilíbrio e, claro, hábito. As pesquisas relatam que mais do que pré-disposição genética, a questão da saúde está diretamente relacionada com as escolhas e hábitos de vida. É isso mesmo! E aqui vem o dado preocupante: um levantamento feito em São Paulo pelo Centro em Referência em Saúde do Homem mostrou que 70% dos pacientes do gênero masculino que procuraram por atendimento tiveram que ser influenciados por outros familiares para buscar ajuda de especialista e mais da metade desses adiaram tanto a ida ao consultório que já chegaram apresentando doenças em estágio avançado. Ei, camarada, é hora de mudar esse quadro não é mesmo? Afinal, quem não quer conquistar aquela longevidade vista nos filmes? Sabe aquelas cenas do casal envelhecendo junto? Ou então aquela em que o espírito aventureiro prevalece mesmo com o passar do tempo e os cabelos brancos não impedem em nada de praticar exercícios, sair por aí em uma moto, desbravar o Brasil e o mundo etc? Bem, se alguma dessas imagens pareceu-lhe prazerosa, que tal começar a cuidar mais da sua saúde hein? É comprovado que bem-estar e qualidade de vida são reflexo de um acompanhamento preventivo. Fica a dica!

Então, vamos avançar um pouco para entender melhor o que são os tais hábitos saudáveis. Que fique bem claro que a intenção não é acabar com aquela cervejinha do churrasco de final de semana ou com aquele copo bem gelado depois do futebol, tá? Mas é preciso de equilíbrio e maneirar na ingestão de bebidas alcoólicas faz-se fundamental para evitar doenças que afetem órgãos como rins e fígado. Além disso, uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas, prezando por comidas mais saudáveis e adicionando mais coisas naturais em detrimento das frituras e daquele excesso de carne gorda… Sim, isso também é essencial! Outro ponto que pode ajudá-lo não só no condicionamento físico, mas também no alívio do estresse causado pela rotina é a prática regular de exercícios. Encontre um esporte do seu agrado e dedique algum tempinho do dia a ele: pode ser a bike, a corrida e até os jogos. Você decide, mas tem que se mexer!

Os exames de rotina também não devem ser deixados de lado, pois eles que são fundamentais para o acompanhamento da sua saúde. Já passou da hora de desmistificar a questão de “homem não precisa disso” ou do “isso é frescura”. Aferir a pressão com certa frequência, manter-se de olho nas taxas de colesterol e estar com os testes referentes às doenças sexualmente transmissíveis também são tarefas crucias para evitar o desenvolvimento de doenças que vão desde as crônicas como a diabetes e a hipertensão até a identificação de contágio por vírus da hepatite C ou então por HIV.

Lembrando que após os 50 anos os problemas na próstata podem começar a surgir com frequência e estar com tudo em dia pode ajuda-lo a evitar muitas complicações. Nesse caso, é preciso ficar atento a sintomas como dificuldades para urinar e procurar logo um médico. Nada de deixar para depois! Se ainda estiver com dúvidas, vamos aos números: o câncer de próstata é o segundo mais comum a aparecer nos homens brasileiros e o sexto tipo mais comum no mundo. Se você já teve algum caso na família de incidência do câncer de próstata antes dos 60 anos, a recomendação é consultar um especialista para obter as orientações necessárias e buscar pela realização dos exames periódicos.

Ainda, se algumas alterações como urgência e vontade de urinar muitas vezes; dificuldade para iniciar ou para concluir o fluxo urinário; jato urinário fraco ou interrompido e sensação constante de bexiga cheia, forem identificadas, devemos reforçar a necessidade de busca por atendimento médico.