Dicas para os papais: como colaborar na gravidez

A mulher grávida passa uma constante transformação, aumento de peso, mudanças hormonais, variações de humor e mais uma série de alterações que são normais e comuns a toda mulher, afinal estão gerando um bebê. Ao longo dos nove meses a mulher passa por diversas etapas de adaptação e muitos homens não participam ativamente dessas etapas.

Por que a participação do homem é importante?

A gravidez é diferente para o homem e para a mulher, não apenas fisicamente, mas também na questão emocional. Para o homem, a gravidez é algo mais subjetivo, então muitos homens acabam não participando ativamente desse período tão importante no desenvolvimento do bebê.

“Quando sua mulher fica grávida, ela para de beber, o corpo dela muda. A gente continua a tomar cerveja, nossa vida não muda em quase nada. Quando a criança nasce, diferente da mulher que já estava completamente vinculada à maternidade, nós, homens, tomamos um susto. Vemos aquele bebê tão frágil e nos perguntamos: ‘e agora’?” escreve Marcos Piangers, autor do livro O papai é pop. Desde o primeiro mês de gravidez a mulher já fica mais sobrecarregada, por isso, é importante que o homem participe de todas as etapas da gravidez. Isso vai ajudar o homem a desenvolver seu instinto paterno e também dar suporte emocional para a mulher.

Por isso, preparamos algumas dicas para os papais colaborarem na gravidez:

Seja paciente

A gravidez é um período em que a mulher está passando por muitas alterações, principalmente hormonais, o que faz com que ela alterne entre bom e mau humor durante o dia. Isto é algo normal e passageiro, por isso, seja paciente e tente ajudar da forma que puder. Estes períodos de variação de humor e temperamento não duram para sempre, então, seja paciente.

Seja interessado

Ainda que a gravidez seja algo mais subjetivo, é importante que você se interesse e se envolva em todas etapas do desenvolvimento da gestação. Afinal, é seu filho, um pedacinho seu. Demonstre interesse, pergunte como ela está se sentindo, como foi o seu dia, prepare o jantar, ajude nas tarefas domésticas e seja carinhoso com ela.

Acompanhe nas consultas e exames

Desde o primeiro mês de gravidez, a mulher começa a seguir uma agenda de consultas e exames que fazem parte do pré-natal. O pré-natal é um acompanhamento médico oferecido à gestante durante a gravidez, composto por uma série de consultas e exames, cuja necessidade consiste na prevenção e tratamento de eventuais problemas que possam ocorrer nesse período. É um procedimento que garante mais saúde à mulher e ao bebê, conduzindo ambos a um parto com maior segurança. Por isso, é tão importante que você se envolva nesse processo de cuidado que a mulher e o bebê necessitam. Sempre que puder, acompanhe a sua companheira nos exames e consultas que ela precisa fazer.

Participe na escolha do enxoval

Quando o casal descobre gravidez, logo vem as ideias para o quartinho, decoração e enxoval, pois o bebê precisa de roupinhas, lençóis e afins. Normalmente a mulher é quem mais sonha com tudo, mas porque você também não pode sonhar, não é?! Participe na escolha do enxoval, palpite, dê ideias, compartilhe com a sua companheira algumas referências da internet. É importante que o ambiente em que o bebê vai viver seja do que jeitinho que ambos sonham para ele.

Ajude no descanso

Gerar um bebê não é uma tarefa fácil, por isso, o organismo da mulher investe muita energia no desenvolvimento do bebê. Isso faz com que a mulher se sinta cansada e sonolenta, é importante que você ajude ela a descansar. Contribua para que ela possa ter boas noites de sono, pode ser com um chá quentinho ou uma massagem relaxante, tudo o que você puder fazer para ajudar no descanso dela, também vai ajudar no desenvolvimento do bebê.

Converse com o bebê

Parece bobagem, mas não é. A partir dos três meses de gravidez, o bebê já começa a se mexer bastante, nessa fase é importante que os pais conversem com ele. O bebê interage com a conversa e isso gera uma ligação entre pai e filho. Depois de nascer, o bebê consegue identificar a voz dos pais e isso ajuda ele a se acalmar e dormir.

O papel do homem durante a gravidez é tão importante quanto o da mulher, porém em âmbitos diferentes. Não importa se você já tem outros filhos ou se é pai de primeira viagem, participe da gravidez e colabore com a sua companheira. Seja um pai interessado e envolvido com todas as etapas da vida do seu filho, inclusive desde antes do seu nascimento. Seja o super pai que o seu filho precisa que você seja!