Cuidados essenciais para prevenir doenças características do outono

Com um outono marcado por instabilidades climáticas, já se sabe como é difícil manter a saúde em dia, não é mesmo? É resfriado daqui, gripe dali, rinites e demais alergias manifestando-se… Ah, e ainda tem as chuvas que não dão sossego. É, não tem corpo que aguente! Por isso, nós aqui do HSNA preparamos esse texto com algumas dicas que podem ajuda-lo a evitar as doenças e desconfortos típicos dessa época do ano. Lembrando que o momento de transição entre estações ocasiona sensações de cansaço e até dificuldade de respirar, devido à mudança de temperatura – fator que pode comprometer os sistemas respiratório e cardiovascular. Ainda, acrescente à lista para ficar de olho que os grupos de risco, ou seja, as pessoas mais vulneráveis às síndromes gripais com bronquites, asmas e tosses secas são normalmente crianças, idosos e portadores de doenças crônicas. Esses últimos tendem a ter suas situações agravadas, por isso, é necessário cuidado em dobro. Outro ponto de atenção é para casos de conjuntivite – doença que também que muito comum no outono, logo, ao sentir irritação, secura ou coceiras na região dos olhos, faz-se imprescindível que se busque uma análise médica para avaliar o quadro e dar início ao procedimento de tratamento adequado. Febres e tosses que persistirem por mais de cinco dias também são sinais de que algo está errado, então, nada de hesitar: procure um especialista. Estamos entendidos até aí? Então, “bora” aos cuidados gerais:

Já se hidratou hoje?
Por mais repetitivo que seja, a necessidade de manter o corpo bem hidratado é sim a chave para o bem-estar físico e mental. Então, por mais que a estação seja caracteristicamente menos quente que o verão e que a vontade de beber água não venha com tanta frequência como observado no início do ano, o H2O segue sendo a fonte primordial da vida saudável. Com o ar mais seco, o consumo de líquidos faz-se fundamental. Então, aproveite para aquele chazinho ou quem sabe marcar um “chima” com os amigos? Claro, sem que esquecer daqueles 2 litros de água indicados, hein?!

Lugar sem circulação de ar? Tô fora!
Por mais que pareça tarefa complicada (é ônibus fechado, é a chuva pedindo que você se mantenha abrigado em algum local fechado, é a rotina…), evite ao máximo os locais sem ventilação. Isso porque, alguns vírus tendem a proliferarem-se com maior intensidade nessa época do ano e esses pontos tornam-se favoráveis. Assim, procure manter as janelas abertas para que o ar esteja sempre se renovando.

Lave bem as mãos!
Parece aquele conselho de mãe, mas é a mais pura verdade! Como estamos constantemente em contato com diferentes tipos de objetos que estão expostos aos mais diversos tipos de micro-organismos e bactérias espalhados pelo ar, a higienização faz-se tarefa fundamental. Por isso, lave as mãos com água abundante e sabonete líquido e, se quiser, finalize com álcool gel.

Alimentação balanceada é a chave!
Aqui vai mais um clichê que não podemos deixar de frisar, isso porque já sabemos que o dia-a-dia de correria e as diversas pressões da “vida adulta” acabam fazendo com que se pare pouco para perceber o que se come. Assim, para espantar de vez as síndromes gripais e outras doenças características do outono, é importante fortalecer o sistema imunológico e, para isso, nada melhor do que manter uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas, não é mesmo? Então reserva um tempinho da sua agenda para pensar melhor suas escolhas de comida, trocar o excesso de frituras por legumes e verduras e ainda equilibrar melhor os grupos alimentares que tem colocado no prato.

Não esqueça da pele!
As extremidades do corpo também sofrem com as alterações climáticas e a pele, sempre na linha de frente da nossa batalha contra as diferentes estações do ano, está aí, pedindo o seu cuidado. O ressecamento pode acabar por provocar rachaduras e irritações que favorecem o surgimento de alergias e, por isso, a necessidade de manter-se atento à sua hidratação. A dica aqui é utilizar hidratantes próprios para rosto e corpo, evitando os banhos excessivamente quentes.