Cuidados com a pele do bebê

A pele do bebê recém-nascido é muito delicada e sensível, por isso, é essencial ter alguns cuidados especiais. Muitas vezes a pele do bebê é ressecada ou oleosa, e isso acontece por motivos simples como a tendência genética e o clima do ambiente. Por ter uma pele muito sensível, o recém-nascido está mais propenso a alergias, dermatites e brotoejas.

Produtos com muito perfume e muita química devem ser evitados, o melhor é usar produtos voltados especificamente para a idade do bebê e sempre hipoalérgicos. Na hora do banho, é recomendável usar sabonete neutro e shampoo e condicionador que sejam suaves e não causem ardência nos olhos.

Até os seis meses de vida o uso de filtro solar não é recomendado, pois a pele do bebê é muito fina e permeável, podendo ser intoxicada pelas substâncias que compõem os filtros solares. Após os seis meses, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os filtros solares podem ser utilizados, porém, é importante cuidar o horário de exposição ao sol.

Assim que tirar o bebê do banho, enxugue levemente com uma toalha passe o hidratante porque o creme vai ajudar a pele a conservar a umidade do banho. Essa recomendação vale para bebês que tenham tendência a pele seca. Em caso de dúvida, fale sempre com o pediatra.
Em princípio, quanto mais espesso o hidratante mais eficaz ele é. Se a pele do seu bebê continuar ressecada, mesmo com você passando hidratante todos os dias, experimente usar um ainda mais espesso.

Mantenha-se sempre alerta aos sinais que a pele apresenta, a maioria dos problemas são notados pelo aspecto da pele. Se aparecer vermelhidão, pus, inchaço, bolinhas ou se a pele descascar muito, procure um médico. Mesmo que seja algo simples, quanto antes tratar melhor é. Muitos bebês recém-nascidos ou até mais velhos, passam por períodos em que sofrem com a dermatite.

Dermatite é uma doença inflamatória que se manifesta com coceiras e bolhas e pode aparecer em qualquer parte do corpo. O tratamento é feito de acordo com a recomendação médica, mas normalmente é tratado com remédios orais e pomadas. Para evitar o surgimento da dermatite, é melhor utilizar sempre produtos que sejam hipoalérgicos e sem cheiros fortes.

É sempre bom lembrar que se os pais notarem qualquer coisa incomum no bebê devem procurar um médico e fazer os exames necessários para prevenir eventuais dermatoses ou demais doenças da pele. A pele do bebê precisa de atenção e cuidados, assim, ela vai permanecer macia, saudável e protegida.