Como reconhecer os sinais de quem precisa de ajuda

Quando alguém está passando por uma situação muito difícil, a ajuda da família e amigos é essencial para que essa situação seja superada. Doenças psicossomáticas ou transtornos mentais podem levar a vítima ao suicídio, pois elas fazem com que a pessoa chegue ao extremo de seus limites, em que não suporta mais e vê na morte a única forma de acabar com o sofrimento. Por isso, é importante saber como ajudar quem pensa em suicídio.

Existem quatro princípios básicos que você precisa saber: não é drama, não é para chamar atenção, não é falta de Deus e não é frescura.

Transtorno mental não é bobagem, é algo sério e precisa ser avaliado, orientado e tratado por um profissional. Então, quais os sinais a vítima pode apresentar:

– Insônia

– Tristeza profunda

– Perda ou excesso de apetite

– Dificuldade para lidar com problemas

– Crise de ansiedade

– Perda da vontade de viver

– Mudanças comportamentais

– Isolamento

Diante do reconhecimento desses sinais, podemos nos sentir impotentes, mas ao contrário do que o senso comum reproduz, existem muitas formas de ajudar essa pessoa.

Escuta ativa

Converse diretamente com a pessoa, a escuta ativa consiste em ouvir e compreender o que o outro diz. Fazer perguntas abertamente, ouvir as respostas e não julgar de forma alguma. Uma boa conversa pode obter resultados muito positivos, mas é só o primeiro passo para a superação.

Ajuda médica

Orientar a pessoa a procurar um médico é essencial. Caso ela seja resistente a essa opção, é importante que haja insistência e disposição da sua parte. Se ofereça para procurar um bom médico e marcar a consulta por ela. Acompanhe ela na consulta e possíveis exames, ofereça apoio emocional e ajude a pessoa entender que o tratamento é necessário.

Apoio emocional

Seja o ombro amigo que a pessoa precisa. A maioria das vítimas que passam por uma situação dessas, se sentem abandonadas e rejeitadas, então faça a pessoa se sentir amada e acolhida. Seja uma fonte de carinho e palavras positivas na vida dela.

Para a vítima, os motivos de viver se tornam pequenos diante da dor e do sofrimento. Portanto, cada ação para ajudá-la é uma forma de mostrar que a vida ainda vale a pena.

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida – Serviço Social

Rua Cristovão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900

CAICA – Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente

Rua João de Oliveira, 55 – Camaquã/RS

(51) 3671-9770

CVV – Centro de Valorização da Vida

É um canal que você pode ser atendido de forma anônima.

site: https://www.cvv.org.br/ ou ligue: 188