Chega de tabu: precisamos falar sobre infertilidade masculina!

É estimado que cerca de 30% dos casos de infertilidade relatados por casais são provenientes do homem. Mas calma lá: esse não foi um dado lançado para despertar pavor, e sim para ressaltar que acontece e que já existem muitos tratamentos disponíveis para ajudar na realização do sonho da paternidade. No entanto, vamos começar quebrando os tabus, okay? Ei, público masculino, cuidar da saúde é tarefa fundamental, viu? Ainda mais quando o assunto é sério e pode estar afastando-o do futuro almejado, como, no caso, ser pai. Então, bora se cuidar?
Para ajudar na compreensão das causas desse problema, vamos perder o medo e explorar um pouco mais sobre o assunto hoje:

Como identificar?

Bom, primeiramente é necessário entender que muitas podem ser as causas originárias da infertilidade do homem, podendo estar associadas a fatores que vão desde a genética até infecções. Assim, faz-se fundamental que assim que identificada a dificuldade do casal que está tentando ter filhos, procure-se um médico para realizar os exames adequados. Os procedimentos de diagnóstico exigidos pelos especialistas costumam ser o espermograma e o exame física da bolsa testicular.

Quais as causas mais comuns?

1) Varicocele: considerada uma das causa mais frequentes, a varicocele resulta do aumento dos vasos sanguíneos na região dos testículos – algo que ocasiona o aumento da temperatura no local e, consequentemente, acaba por prejudicar a produção de espermatozoides.

2) Infecções: normalmente causadas por bactérias que afetam principalmente a área dos testículos, as infecções são as principais responsáveis por prejudicarem a qualidade dos espermatozoides.

3) Problemas para ejacular: dificuldades como ausência de ejaculação ou ejaculação retrógrada podem acabar complicando a liberação do sêmen, resultando na incapacidade dos espermatozoides chegarem ao óvulo a ser fecundado.

4) Hormônios desregulados: algumas alterações nas taxas de hormônio também podem acabam gerando infertilidade, como o excesso de prolactina, os problemas com a tireóide, a baixa produção de testosterona, etc.

5) Herança genética: a bagagem genética passada entre as gerações é outro fator que pode acabar fazendo com que o homem não consiga produzir espermatozoides suficientes ou que essa produção seja inexistente, causando a impossibilidade de fecundação do óvulo.

São muitos os distúrbios que podem levar à infertilidade masculina, por isso, reforçamos a busca por um especialista no caso e o acompanhamento da situação como a chave para encontrar o tratamento adequado ao problema. Então, nada de vergonha e nada de receio. A sua saúde importa e o somente um médico poderá ajuda-lo a compreender o porquê de estar tendo dificuldades para conquistar o sonho da paternidade.

Quais os tipos de tratamento existentes?

Como comentamos, o primeiro passo para a solução é a busca pelo diagnóstico correto, só assim a melhor providência poderá ser tomada. Os tratamentos costumam ser realizados com o auxílio da ingestão de hormônios e de medicamentos específicos ou então por meio de intervenção cirúrgica.

Nos casos de infecção bacteriana, normalmente é utilizado o tratamento com antibióticos. Já em situações de varicocele, é recomendada a cirurgia para retirada dos vasos sanguíneos aumentados. Nos problemas ocasionados por alterações de hormônios, o processo consiste em injeções regulares que motivem a produção de espermatozoides por cerca de 3 meses. Nos cenários em que se identifica complicações relacionadas à genética, procedimentos como técnicas de reprodução assistida (retirada dos espermatozoides dos testículos e posterior aplicação no útero da mulher) ou a chamada fertilização in vitro (união de espermatozoides e óvulo em laboratório e posterior colocação do embrião no útero da mulher) são as alternativas mais utilizadas.

Viu? Não tem muito mistério e não custa manter-se informado sobre as causas e opções de tratamento existentes. Dito isso, bora trabalhar cada vez mais esse senso de cuidado consigo mesmo e preocupação em manter as visitas ao médico em dia?

Chega de tabu: precisamos falar sobre infertilidade masculina!