Câncer de próstata: prevenção e tratamento

O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata e se desenvolve a partir de diversos fatores de risco. O diagnóstico precoce oferece grande chance de cura, pois tumores em fase inicial são mais fáceis de tratar. Por isso, é importante que o homem faça a dosagem de PSA, consulta com seu médico e o toque retal.

Dosagem de PSA

O antígeno prostático específico (PSA) é um exame usado para identificar indícios de anormalidades na próstata que possam desenvolver o câncer. A maioria dos homens com a saúde em ordem têm níveis de PSA inferiores a 4 nanogramas por mililitro (ng /ml) de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.

Se o nível do PSA de um paciente é elevado, o médico pode sugerir a repetição do exame após um determinado intervalo de tempo ou a realização de uma biópsia da próstata para fechar o diagnóstico.

Consulta médica

A consulta médica é algo indispensável, mesmo que o homem não apresente nenhum fator de risco, a consulta com um especialista deve ser frequente e periódica, após os 50 anos, pois isso evita outros problemas além do câncer. É com o acompanhamento de um urologista que o homem pode combater ou prevenir o desenvolvimento do câncer de próstata.

Exame de toque retal

Normalmente usado em conjunto com o PSA, o exame de toque retal auxilia na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Este exame é feito através do reto na glândula, para poder saber a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis.

O exame de toque retal é rápido, realizado em consultório médico, não interfere na sexualidade e nem causa dor, no entanto, pode causar algum desconforto caso a pessoa tenha hemorroidas ou infecção retal.

Tratamento

No caso de um diagnóstico positivo, o tratamento mais comum é a cirurgia de remoção da próstata (prostatectomia radical), a radioterapia e combinação com tratamento hormonal (hormonoterapia). Esse processo é orientado e acompanhado em conjunto com um oncologista (médico especialista em tumores).

Quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo, a quimioterapia é o tratamento mais indicado. Ela é administrada em ciclos de tratamento e descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas.

Cuidar da saúde também é coisa de homem!

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida

Rua Cristóvão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900

Leia também: Fatores que agravam o risco de câncer de próstata