Câncer de mama: atividade física e alimentação

A prática de exercícios físicos e uma boa alimentação são métodos conhecidos para prevenir doenças. Uma rotina saudável auxilia no equilíbrio dos níveis hormonais, fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter o peso corporal adequado.

A prevenção do câncer de mama pode ser feita através do autoexame (o exame de toque), da mamografia, mas também, de uma alimentação equilibrada e atividades físicas. No caso de um diagnóstico positivo, o tratamento vai depender da fase e do tipo de câncer, podendo ser através de quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Esse processo é orientado e acompanhado por um oncologista (médico especialista em tumores).

Muitos médicos condicionam a alimentação da mulher que está com câncer de mama, pois há alimentos que prejudicam o processo de cura, enquanto há outros que auxiliam no sucesso do tratamento. Os exercícios físicos também são um fator que contribuem para o corpo responder positivamente aos remédios e ao tratamento.

Não é qualquer exercício que a paciente pode fazer, por isso, a rotina de atividades físicas devem ser orientadas pelo médico, mediante a condição de cada mulher. É importante limitar as atividades mais sedentárias como assistir televisão, usar celular por muito tempo, computadores e jogar videogame.

Caminhadas ao ar livre, andar de bicicleta, fazer hidroginástica e yoga são atividades que fazem muito bem ao corpo. Normalmente, os exercícios mais recomendados são aqueles que não forçam os braços, principalmente o braço do lado em que fica o seio afetado pelo câncer. Algo importante: sempre fazer os exercícios mediante recomendação médica, nunca por conta própria.

Se você é uma mulher que não tem câncer, não deixe de preservar ainda mais a sua saúde, faça o autoexame, pratique exercícios físicos e cuide para ter uma alimentação sempre equilibrada.

A prevenção é o melhor caminho!

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida

Rua Cristóvão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900

Liga Feminina de Combate ao Câncer de Camaquã

Rua Olavo Moraes, 644 – Sala 707 – Camaquã/RS

(51) 3671-5636

Leia também: Outubro rosa: mitos x verdades