Andropausa: a menopausa masculina

O avanço da idade produz diversos efeitos sobre o corpo humano, incluindo muitos aspectos de mudança hormonal. Assim como as mulheres sofrem a menopausa, que se inicia entre os 45 e 50 anos, os homens sofrem a chamada “andropausa”.

A andropausa é caracterizada pela diminuição do hormônio masculino, a testosterona, que ocorre naturalmente a partir dos 45 anos. Esse hormônio é responsável pela produção de espermatozoides, ereção e força dos músculos sexuais, portanto, a andropausa simboliza a diminuição do desejo sexual, na maioria dos homens. Esta é uma etapa normal do envelhecimento masculino e não deve ser motivo para constrangimentos.

Como o organismo humano não se trata de uma ciência exata, não é possível afirmar que todos os homens passarão pela andropausa. Mas sim, com certa variação de sintomas, a maioria da população masculina passa por esse processo de mudança hormonal. A maioria dos homens não busca ajuda profissional devido à dificuldade de interpretar a chegada da andropausa, pois costuma ser de maneira muito sutil, levando os homens a acostumarem com a mudança. Outro fator é a falta de informação, muitos homens não têm conhecimento dessa modificação que ocorre no corpo masculino.

Sintomas da andropausa:

  • Indisposição;
  • Fadiga;
  • Alterações de humor;
  • Irritabilidade;
  • Acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal;
  • Diminuição da libido;
  • Dificuldades de ereção;
  • Queda de cabelos;
  • Cansaço crônico;
  • Perda de massa muscular.

A diminuição da testosterona faz com que os níveis de estrogênio – hormônio feminino que, em níveis baixos, também é encontrado nos homens – prevaleça no organismo masculino, deixando o homem mais suscetível a sofrer um AVC, desenvolver problemas cardiovasculares ou formar coágulos na corrente sanguínea.

Por se tratar de uma condição natural da saúde do homem, a andropausa não está sujeita a nenhum tipo de prevenção. O homem apenas precisa aprender a lidar com essas alterações fisiológicas e emocionais que acontecem com o envelhecimento. Porém, há tratamentos para controlar e aliviar os efeitos da andropausa.

Tratamento para a andropausa

O tratamento baseia-se na aplicação de doses de testosterona feita por profissionais, mediante exames previamente efetuados. A reposição pode ser feita por meio de injeções, pomadas ou pílulas, sempre com o acompanhamento adequado de um médico especialista. Entretanto, há alguns casos em que esse tratamento é mais difícil, por exemplo, quando o paciente tem apneia do sono, câncer de próstata, insuficiência cardíaca ou epilepsia.

Por isso, o homem deve consultar o médico regularmente, principalmente após os 50 anos, para identificar a chegada da andropausa e analisar o melhor tratamento. Porém, apenas a reposição de hormônios não irá aliviar os sintomas, também é necessária uma mudança de hábitos. É ideal manter uma alimentação saudável, diminuir o consumo de bebida alcoólica e tabagismo, fazer exercícios físicos regularmente, realizar exames periódicos e dormir bem à noite. Além disso, essa mudança de hábitos irá contribuir, de forma geral, para uma qualidade de vida melhor.

Nos casos em que o homem consegue se adaptar e continuar vivendo normalmente dentro das condições da nova contagem hormonal do seu organismo, não é necessário fazer a reposição. O essencial é aprender a conviver com as condições corporais de cada fase da vida para viver sempre com qualidade.