Amamentação: Como e quando parar

O leite materno é uma alimentação completa e rica de todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê, por isso, a amamentação deve ser o único alimento ingerido pelo bebê até os seus 6 meses de vida. Após esse período, a mãe pode alternar as mamadas com outros tipos de alimentos.

O momento de parar de amamentar pode ser escolhido pela mãe, no entanto, o ideal é que a amamentação ocorra até a criança completar 2 anos de idade. A quantidade de mamadas deve diminuir gradativamente para facilitar o desmame e evitar eventuais complicações como leite empedrado, mastite e a sensação de abandono que pode surgir no bebê ou na mãe.

Em alguns casos, a amamentação é interrompida pela ocorrência de doenças na mãe, como varicela, tuberculose e outras patologias que podem aparecer e prejudicar a saúde do bebê. Nesses casos, é indicado o acompanhamento de um médico para estabelecer o melhor tratamento.

5 DICAS PARA PARAR DE AMAMENTAR SEM TRAUMAS

1- Não amamentar depois do bebê comer

A partir de 1 ano de idade, a criança já está comendo praticamente de tudo, por isso, a frequência das mamadas pode diminuir. O ideal é que a criança faça todas as refeições normalmente e não mame nem uma hora antes, nem uma hora depois de comer, assim, a amamentação não será mais o seu principal alimento e aos poucos ela vai desapegar do peito.

2- Usar o método “não ofereça, não recuse”

A maioria das mamães tem o costume de oferecer o peito à criança e isso acaba dificultando o desmame. Então, não ofereça, deixe que a criança sinta falta do peito e quando ela pedir não recuse. O que pode ser surpreendente é descobrir que algumas crianças estão tão prontas quanto as mães para começar o processo de desmame. Nesse caso, elas estarão confortáveis para seguir uma rotina sem a amamentação.

3- Diminuir a duração das mamadas

Além de diminuir a frequência das mamadas, outra ação que ajuda no desmame é diminuir o tempo que a criança mama. A duração das mamadas deve diminuir aos poucos para que a criança consiga se adaptar facilmente, e também, para que as glândulas mamárias entendam que podem diminuir a produção de leite. Se a criança costuma mamar por vinte minutos, por exemplo, você pode diminuir esse tempo para quinze minutos e, conforme a criança for se adaptando, você vai diminuindo mais. Isso deve ocorrer sempre de forma gradativa e com muita paciência por parte da mãe.

4- Brincar mais com a criança

A amamentação é um momento especial não só para a criança, mas também para a mãe, por isso, muitas mulheres têm receio em parar de amamentar por sentirem que vão perder a ligação com o filho. Esse receio pode tornar o desmame traumático tanto para a mulher como para a criança. Então, você pode substituir o momento da amamentação por outras atividades que os dois façam juntos, como brincar e desenhar, isso vai facilitar muito o processo de desmame.

5- Cuide de você

Conforme você diminui a amamentação, a quantidade de leite que seu corpo produz também diminui. Porém, você pode sofrer com algumas reações como o excesso de leite. Seus seios podem ficar inchados e até inflamar, por isso, alguns cuidados são necessários para o seu corpo permanecer saudável durante o processo de desmame:

– Tire um pouco de leite a cada mamada que você pular, pode ser com uma bombinha. Retire só o excesso, pois se tirar muito pode sinalizar ao seu corpo que produza mais leite.

– Faça compressas frias de 3 a 4 vezes por dia durante 15 a 20 minutos.

– Consulte o pediatra para saber se você deve usar algum tipo de medicamento para secar o leite.

– Só comece a tomar algum medicamento depois de ter certeza que o seu filho desmamou completamente.

O recomendado é que a criança mame até os dois anos de vida, depois somente as refeições diárias já bastam para que ela não precise de nenhum tipo de suplemento. Portanto, basta que a alimentação da criança tenha sempre alimentos saudáveis e muito nutritivos para que ela possa crescer cheia de saúde.