AIDS: como ocorre a contaminação?

A AIDS é uma doença contagiosa, causada pelo vírus HIV, e que pode ser potencialmente fatal. Após a infecção, a doença pode demorar vários anos até eclodir, principalmente se não for feito o tratamento adequado para controlar o desenvolvimento do vírus no corpo.

Para ser infectado pelo HIV, é preciso que ele entre em contato direto com o organismo, geralmente através de líquidos produzidos pelo corpo, como o sangue e fluídos do aparelho sexual.

Vamos destacar 4 formas pelas quais a contaminação pode ocorrer:

  1. Sexo sem uso de preservativo

O vírus HIV é transmitido principalmente pela relação sexual, seja ela anal ou vaginal, com penetração e sem o uso de preservativo. A contaminação também pode ocorrer no caso de sexo oral se houver feridas na boca. É importante destacar que o preservativo é necessário do começo ao fim do ato sexual.

  1. De mãe para filho

Uma mulher infectada com o vírus pode transmitir para o filho, principalmente quando ela não faz o tratamento adequado para diminuir a carga viral. A contaminação pode ocorrer durante a gestação, pela placenta, no parto devido ao contato do bebê com o sangue da mãe ou pela amamentação.

  1. Compartilhamento de agulha ou instrumentos diversos

Compartilhar agulhas, utensílios hospitalares, piercing ou instrumentos de manicure e pedicure não esterilizados, é um grande risco e uma forma potente de contaminação. O material que teve contato com o sangue infectado, deve ser higienizado adequadamente para que possa ser utilizado por outra pessoa, caso contrário, a contaminação é inevitável.

  1. Transplante de órgãos ou transfusão de sangue

Os laboratórios possuem um forte sistema de segurança e avaliação das amostras de sangue e órgãos para transplante, por isso, a contaminação dessa forma é bem rara. Mesmo assim, esta é uma das maneiras de contrair o vírus, principalmente, se o procedimento for feito em países menos desenvolvidos ou por clínicas clandestinas onde o cuidado é muito menor.

Estar perto de um portador do vírus HIV, cumprimentá-lo com um abraço ou um beijo não é uma forma de transmissão. Recomenda-se evitar o compartilhamento de utensílios que haja possibilidade de conter sangue do paciente infectado.

A melhor maneira de ter uma vida saudável e segura é sempre usar preservativo nas relações sexuais, prevenir-se é a maior contribuição para o combate à AIDS.

Previna-se e viva com saúde!

Canais para buscar ajuda e orientação:

Hospital Nossa Senhora Aparecida

Rua Cristovão Gomes de Andrade, 665 – Camaquã/RS

(51)3671-7900

Leia também: Dezembro vermelho: conscientização e combate à AIDS